O que é o Arduino?

Arduino Uno

O Arduino é um conjunto de hardware e software, ambos open-source, para o desenvolvimento de projetos de computação física. Isso pode parecer complicado, mas realmente não é.

O hardware é baseado em microcontroladores da Atmel (ATMEGA), com uma grande variedade de opções de placas que oferecem diferentes quantidades de ‘pinos’ de entrada e saída, de tamanhos e de quantidades de componentes eletrônicos.

Pode-se acrescentar componentes (conexão em rede, bluetooth, etc) a certas opções de placas Arduino através de placas auxiliares chamadas Shields.

O caráter open-source do hardware permite que você faça sua própria placa, se tiver disposição para isso. É possível também fazer clones em produção industrial, daí esse monte de placas compatíveis que se encontram para comprar pela internet.

O software do Arduino é uma IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) que permite escrever os programas (chamados de Sketchs no mundo Arduino) na linguagem própria do Arduino, além de permitir expansão de funcionalidades com bibliotecas C++ e inserção de código AVR-C (linguagem do fabricante do microcontrolador). A IDE converte a código do sketch e carrega-o diretamente no microcontrolador, funcionando em ambientes Windows, Mac e Linux.

IDE Arduino com sketch para piscar um led quando receber 'A' pela porta serial

IDE Arduino com sketch para piscar um led quando receber ‘A’ pela porta serial

E a tal da computação física? Bem, com o Arduino é possível interagir com o ambiente através de uma enormidade de sensores, controlar lâmpadas, motores e outros dispositivos de uma maneira mais fácil do que com um desktop ou notebook diretamente. Nunca descartando a possibilidade de comunicação, também, com um programa que rode em um desktop. As possibilidades são enormes e a criatividade é a mola propulsora dessa brincadeira.

Alguns acham que o Arduino é um bom jeito de iniciar-se na eletrônica. Outros acham que é uma grande ferramenta didática para o aprendizado de lógica de programação de computadores. Como você pode criar ou montar projetos com o Arduino (como robôs, automação residencial ou obras de arte), sem saber muito de eletrônica ou programação, eu acho que o Arduino é mais que uma ferramenta para artistas ou estudantes. Acho que o Arduino é, em resumo, muito divertido.

instalação de arte com Arduino

instalação de arte com Arduino

Muita informação está disponível no site do projeto, em: arduino.cc

Você pode olhar um pouco do meu projeto Marvin, em: mangeli.com.br

Não se sinta de nenhuma forma intimidado (ou intimidada), ou ache que o Arduino é complicado. Um kit para iniciantes não é caro e o software está disponível para download gratuitamente. Aventure-se!

Comments are closed.